terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Livro: Jogos vorazes

Titulo : Jogos Vorazes

Autor : Suzanne Collins

Editora : Rocco

Gênero : Ficção, Ficção utópica e distópica










Sinopse

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

O que achei: 


 Jogos vorazes é um livro fascinante, confesso que demorei de ler porque a principio ouvia falar muito dele, mas nunca me interessei para ler a sinopse, então eu nem sabia do que se tratava a historia, uma bela tarde resolvi ler(pelo celular) e a cada "página" eu ia gostando mais de como a história se desenrolava, e por ser o primeiro livro ele é detalhado em explicações de como funcionam os distritos e os jogos. O que mais amei nesse livro foi a forma que Suzanne Collins abordou de uma forma incrível problemas sociais semelhantes aos nossos,e o livro não deixa de ser uma crítica, apresentada de uma forma maravilhosa num mundo futuristico, outra coisa maravilhosa é que a história não tem um vilão, como na maioria dos livros do gênero, o vilão no caso é a capital, que é a parte mais rica e que enriquece às custas dos distritos onde as pessoas passam fome e vivem mal, inclusive a nossa protagonista: Katniss, que após a morte do pai sustenta a família, com a ajuda de Gale(um amigo) eles caçam juntos e dividem as caças, a Katniss é o personagem nada clichê, de personalidade forte, mas meu personagem preferido é o Peeta...ele vai para arena junto com a Katniss e é a partir do momento em que eles são escolhidos para ir a arena, vamos conhecendo mais o Peeta, que é encantador, e a arma principal dele(além da força) são as palavras ele é bem persuasivo e usa isso muito bem a seu favor. 

Bom...é um ótimo livro, recomendo!

4 comentários:

  1. quero muito ler o livro, só realmente vi o filme pq priorizei outros livros, mas irei lê-lo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li mas pretendo, se bem que primeiro vejo o filme e depois leio o livro rsss mania...
    Muito bonito seu blog mas pelo amor de Deus tire as palavrinhas de confirmação isso afasta muiiiiiitos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, que quero chamar de construtiva depois de entender o que seria "palavrinhas de confirmação" abraço :)

      Excluir
    2. Quero muito ler agora que ja sei a historia mais detalhada. Viva a Leitura!

      Excluir